Este Ramo se inicia com o casamento de Guiomar Xavier Gibson (filha de Francis Gibson) com Doralécio Lins Walcacer (filho de Eustáquio Walcacer). Ambos nasceram em Recife - PE e faleceram no Rio de Janeiro para onde se mudaram em 1933.
Nos jornais da época de Recife, onde costumava-se publicar o resultado dos anos letivos das escolas públicas, temos notícia de Guiomar Xavier Gibson sempre aprovada, no curso primário "com distincção e louvor".
Exemplificando, transcrevemos a informação do jornal "A PROVÍNCIA" de 16 de dezembro de 1902, que informa que para os exames finais na Escola para o Sexo Feminino do Estado, no município de Olinda, Guiomar Gibson é aprovada no 1o. grau "com distincção e louvor". Isto se repete nos anos vindouros como no 2o. grau, com Guiomar já no Colégio Santa Margarida, quando é aprovada novamente "com distincção e louvor" (A PROVÍNCIA - 07 de dezembro de 1904). Para o Curso Preparatório para a Escola Normal, Guiomar é aprovada em 1o. lugar conforme informa A PROVÍNCIA de 12 de novembro de 1909. Já cursando a Escola Normal, Guiomar se mantem todos os anos em terceiro lugar. Apesar de ter cursado a Escola Normal, não temos notícia de Guiomar como professora, ao exemplo de algumas de suas primas.
Outra notícia, é a presença dos irmãos Arlindo e Guiomar nas comissões da Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim, estando Arlindo Gibson na comissão da "noute dos meninos" e Guiomar Gibson na "noute das solteiras".
Tia Guiomar era assídua - desde mocinha, nas colunas sociais que sempre informavam seu aniversário, como o noticiado no JORNAL DO RECIFE de 29.julho.1913: "Aniversário hoje da senhorinha Guiomar, filha de Frank Gibson". Não encontramos registros de aniversários nem de suas irmã(o)s nem de seus pais, o que significa que a tia Guiomar era "bem articulada" socialmente. Mesmo depois de casada, o seu aniversário - que acontecia na mesma data do aniversário do esposo Doralécio, sempre era noticiado.
A PROVÍNCIA de 29 de julho de 1925: "Tem no dia de hoje o transcurso de seu aniversário natalício o sr. dr. Doralécio Lins Walcacer, escrivão do 1o. Cartorio do Comércio desta Capital e sua digna esposa sra. Guiomar Gibson Walcacer".
No JORNAL DO RECIFE de 24 de setembro de 1916, temos a seguinte notícia: "Terá lugar hoje nesta cidade, o enlace matrimonial do estimado cavalheiro Doralécio Lins Walcacer, escrivão interino do Primeiro Cartório do Commércio desta capital com a distincta senhorita Guiomar Gibson, filha do finado Coronel francisco Gibson. O acto civil realizar-se-á as 12 ¹/² horas, em a residência do dr. Lins e Silva, cunhado do noivo à rua Visconde de Goyanna, no. 177 e o religioso às 13 horas na Capela do Colégio São Vicente de Paula, na Estância. Serão testemunhas por parte do noivo, no civil, o dr. Lins e Silva e sua exma. consorte e da noiva o sr. Oscar Alves Barbosa (primo de Guiomar) e sua exma. esposa e no religioso, por parte do nubente o dr. Júlio de Mello e senhora, representados pelo dr. Edgar Altino e esposa e por parte da nubente o coronel Bento Magalhães e senhora (Elisa Gibson Magalhães, irmã de Francis). Antecipando, nossos parabéns ao jovem e digno casal, desejamos-lhe todas as venturas".
Ainda sobre a tia Guiomar, nos informa Elizabeth Jacques Carneiro Leão, sua sobrinha: "Quando a conheci ela morava no Largo do Machado, no Rio e acho que já era viúva. Era bonita, magrinha, elegante, loura com olhos bem azuis. Era daquelas criaturas que passam bondade e carinho. A vi poucas vezes e como tinha no máximo 13 anos quando a vi pela ultima vez, para mim ela já tinha muita idade. Vai ver que só tinha uns sessenta e poucos (riso)".
Segundo Fernando Walcacer, "os nomes Valcacer e Valcarcel são comuns na Espanha e em países da América do Sul e provavelmente têm origem moura: Al Cacer ou Al Cazar - "O Castelo". Há notícia também de uma Walcacer combatendo heroicamente holandeses em Pernambuco".
Sobre Doralécio Walcacer sabemos que ele foi filho do Coronel Eustáquio Cavalcanti Lins Walcacer e Antônia Pereira Cavalcanti de Albuquerque e que teve pelo menos 2 irmãs, uma delas Rita Walcacer Pereira de Melo que foi casada com o major José Belarmino Pereira de Melo. O JORNAL DO RECIFE de 11 de agosto de 1917 informa que na missa de sétimo dia de Rita estavam presentes além do seu pai, o Coronel Eustaquio Walcacer e de seu irmão Doralécio Walcacer, várias outras presenças e na extensa relação de presentes, encontra-se nominado Romeu Gibson.
Formado em Direito pela Faculdade do Recife, Doralécio exerceu o cargo de escrivão do 1o. Cartório de Commercio de Recife enquanto residiu em Pernambuco. No Rio de Janeiro, exerceu a advocacia com atuação nas varas criminais.
DESCENDENTES:
O casal teve apenas 01 filho, Helio Lins Walcacer, nascido em Recife em 03.out.1917 e falecido no Rio de Janeiro em 16.fev.1966. Foi casado com Stella Maria Ribeiro de Almeida Cavalcanti, nascida no Rio de Janeiro em 25.mar.1945 e falecida em 22.ago.2007. O casal teve três filhos: 1.1 Fernando Cavalcanti Walcacer, 1.2 Dora Maria Cavalcanti Walcacer e 1.3 Helio Lins Walcacer Filho.
1.1 Fernando Cavalcanti Walcacer, nascido no Rio de Janeiro em 25.março.1945. Formado em Direito, em jun.2014 quando fizemos contato, o Fernando já se encontrava aposentado do cargo de Procurador do Estado e era professor de Direito Ambiental na PUC-Rio.
Com Maria Theresa (Rabello) Tostes Walcacer (Manhumirim MG, 19.set.1944) teve três filhos:
1.1.1 Joana Tostes Walcacer, nascida em 17.mar.1971 e falecida em 15.maio.1971;
1.1.2 Maria Tostes Walcacer, nascida em 26.julho.1972. Foi casada com Ricardo Nehrer e é mãe de João Pedro Walcacer Nehrer (25.ago.1998) e de Maria Clara Walcacer Nehrer (25.jan.2000).
1.1.3 Francisco Tostes Walcacer, nascido em 28.set.1974. Casado com Fernanda Grael de Queiroz, é pai das gêmeas Joana e Marina Grael de Queiroz Walcacer, nascidas em 08.maio.2009;
Com Estela Maria Sousa Costa Neves (Rio de Janeiro RJ, 20.dez.1950), teve 02 filhos:
1.1.4 Miguel Neves Walcacer, nascido em 22.dez.1981;
1.1.5 João Carlos Neves Walcacer, nascido em 07.jul.1983;
Com Lorena Teixeira Bittar (Juiz de Fora MG, 22.março.1968) teve as gêmeas:
1.1.6 Stella Bittar Walcacer (Rio de Janeiro - RJ, 04.out.2010).
1.1.7 Isabel Bittar Walcacer (Rio de Janeiro - RJ, 04.out.2010).
1.2 Dora Maria Cavalcanti Walcacer, nascida no Rio de Janeiro RJ, em 24.jul.1946 e falecida no Rio de Janeiro em 25.dez.2010. Com Sérgio Barbosa Serra, teve dois filhos:
1.2.1 Pedro Serra, nascido no Rio de Janeiro em 25 de dezembro de 1968. é Editor de Imagens, diretor e roteirista áudio-visual, fotógrafo e músico (baterista). Não tem filhos até o momento.
1.2.2 Mariana (Kika) Serra. Nascida no Rio de Janeiro em 26 de maio de 1971, é Roteirista áudio visual de não-ficção, redatora, radialista e tradutora. Não tem filhos até o momento.
Com Marcílio Basto, teve uma filha:
1.2.3 Clarice Walcacer Basto, nascida no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1974, bancária, e que por sua vez é mãe de três filhos:
1.2.3.1 Izabela Basto Ferreira, nascida em 04 de junho de 1999;
1.2.3.2 Rafael Basto Versiani;
1.2.3.3 Isadora Basto Versiani.
Com Paulo Sampaio, a Dora Maria teve duas filhas:
1.2.4 Rosa Paula Walcacer Sampaio, nascida no Rio de Janeiro em 28 de julho de 1980, pedagoga, professora. A Rosa é mãe de:
1.2.4.1 Davi Walcacer Lerner
1.2.4.2 Nina Walcacer Lerner
1.2.5 Margarida Walcacer Sampaio, nascida no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1982, produtora audio visual. Não tem filhos até o momento.
1.3 Hélio Lins Walcacer Filho, nascido no Rio de Janeiro - RJ, em 31.maio.1949 e falecido em 1999 em Florianópolis - SC. Com Zilda Caldara, teve 01 filho:
1.3.1 Aimberê Pereira Walcacer.
A biografia de Hélio Walcacer encontra-se disponível em nosso site.
Ao centro, Doralecio Walcacer ladeado por Chrinauro Miranda e Murilo Gibson Barbosa
(de touca)
Fernando Walcacer com seus 06 filhos e netos
As gêmeas Joana e Marina, filhas de Francisco com as tias Isabel e Stella, filhas de seu avô Fernando Walcacer
Kika, Margarida, Pedro, Tetela, Rosa, Davi, Dora e Clarisse
Pedro, Kika, Margarida, Clarisse, Rosa e Isabella no sofá Tetela. Early 2000s
Observação: esta página foi construida inicialmente com base em anotações familiares, tendo recebido posteriormente a colaboração dos primos Fernando Cavalcanti Walcacer e Kika Serra, aos quais agradecemos.
Caso você queira contribuir com nosso trabalho, com outras informações, fotos ou documentos que possam enriquecer esta postagem, pedimos que entre em contato com gustavogibson@gmail.com Todos agradecemos