Este ramo da Familia Gibson, com presença há quase 100 anos no Rio de Janeiro, se inicia com Frank Gibson e sua esposa Mary Sharp Gibson.
Frank Gibson com Mary Sharp
O Frank foi neto de Francis & Alexandrina Xavier e o único filho de Romeu & Julieta Faria Gibson. Nascido em Olinda, viveu praticamente toda sua vida no Rio de Janeiro onde exerceu a profissão de médico endocrinologista.
Frank Gibson com as filhas Grace e Glory
Os irmãos Fred, Grace e Glory
Romeu Gibson foi referência de nossa família para a sua geração. Amado e respeitado por todos.
Esta foto, que parece ser de 1918, o oferecimento a Arnaldo Gibson, seu primo e meu avô
Advogado, quando jovem exerceu também a profissão de jornalista e usava o pseudônimo "CIRANO" (Dicionário de Pseudônimos de Jornalistas Pernambucanos, de Luiz do Nascimento). Posteriormente, Funcionário da Alfândega, quando então deixou Pernambuco ainda jovem, mudando-se para a Bahia e em seguida para o Rio de Janeiro. Tenho uma vaga lembrança dele, meio que confusa, da época em que batizou meu irmão, mas lembro-me bem de tia Julieta que até o início dos anos 70, ia frequentemente ao Recife.
Como tio Romeu residia no Rio, meu irmão foi batizado já com 3 ou 4 anos de idade e no momento em que o Padre aspergiu sua cabeça com água da pia batismal, Romeu Sobrinho “retrucou” de imediato, soltando um belo e sonoro palavrão dentro de uma Igreja repleta: FDP!
Lembro-me então de tio Romeu, ainda na Igreja, rindo ao montão e depois, lá em casa, ainda rindo e comentando a cara que o padre fez. Como não tínhamos mordomo, a culpa caiu sobre a babá, que foi responsabilizada por ter ensinado o palavrão. Escaparam os irmãos mais velhos de Romeu Sobrinho.
Tio Romeu era um típico Gibson. Inteligente, sério, e responsável com suas responsabilidades mas, na intimidade, um grande bonachão. Características dos descendentes de Francis. Salvo engano, tio Romeu era espírita - kardecista.
Romeu, Julieta e Frank Gibson - 1940
Minha avó materna – Beatriz, enfrentou resistência da família para casar-se com Amaro Cunha, de origem menos abastada, tendo sido necessária a intervenção de tio Romeu para que o casamento pudesse acontecer. E, registre-se, foi uma união que só findou com a morte do avô Amaro Cunha.
No Rio e no exterior, tio Romeu exerceu vários cargos públicos importantes e foi muito próximo a Oswaldo Aranha, Ministro de Getúlio Vargas e que chegou a ser lembrado para Presidente da República.
Tio Romeu orientou Mario Gibson Barbosa para que o mesmo ingressasse no Instituto Rio Branco. Influenciou para que meu avô materno – Amaro Cunha, fosse nomeado Coletor Estadual em PE. Influenciou para que meu avô paterno – Arnaldo Gibson, fosse nomeado Fiscal de Rendas da União. Influenciou para que minha tia paterna – Maria da Guia Lemos Gibson (sua afilhada), fosse nomeada para a Receita Federal. Batizou meu irmão, Romeu Gibson Sobrinho. Isto, o que é de meu conhecimento.
Reforçando minhas palavras, temos o depoimento da prima Elizabeth, filha de Moacir e Zenaide Carneiro Leão: "Tio Romeu recebeu e encaminhou tio Marcílio e tio Eugênio (filhos de vovó Julieta) à Escola Militar e de lá partiram para a vida. Foi um grande tio!"
Nosso primo Cláudio Miranda (filho de Chrinauro Miranda e Julieta Jacques, também tem por tio Romeu o mesmo sentimento de reconhecimento e gratidão: " ......e tem a Julieta Gibson que foi casada com tio Romeu Gibson, o grande benfeitor dos filhos de vovó Julieta. Foi ele quem arranjou posições para Marcílio Gibson , para meu pai, para Mario Gibson Barbosa, para Pedro Gibson Jacques, para tio Cesar, etc.."
Quando saiu de Recife, tio Romeu vendeu 02 de suas casas - vizinhas, para parentes. O cunhado Amaro Cunha comprou a primeira e o primo Arnaldo Gibson comprou a segunda. Então, papai e mamãe tornaram-se vizinhos e daí o namoro e o casamento. As casas ficam no Sancho, em Tejipió - Recife e ainda são nossas. Uma delas está alugada para a Igreja Anglicana, onde funciona um templo.
Romeu & Julieta tiveram apenas 02 filhos - Frank, que como informamos casou-se com Mary Sharp Gibson, iniciando o Ramo Sharp Gibson, e Carlos, que faleceu ainda jovem.
" A família SHARP teve início na geração de meu avô materno nascido e registrado com o nome de GASTÃO RENATO DA COSTA RAMOS. O nome – SHARP- foi acrescentado ao nome dele e de seus irmãos já na idade adulta.
Gastão Renato da Costa Ramos Sharp
Maria Sylvandira da Costa Ramos Sharp
Mary Sharp Gibson
Famílias Gibson e Sharp
O nome SHARP foi tomado emprestado de algum antepassado da família Costa Ramos, uma vez que meu avô materno e seus irmãos eram chamados à delegacia com frequência para responder por atos de delinquência e insubordinação, praticados por filhos de ex-escravos que eram seus homônimos.
Era comum nesta época, pós–escravatura, os escravos libertos adotarem o nome da família a qual pertenceram, bem como os nomes de seus antigos patrões e filhos.
A família Costa Ramos achou por bem acrescentar um nome diferente e marcante para se livrar desta desagradável situação e por isso registraram em cartório e divulgaram amplamente na imprensa o novo nome - COSTA RAMOS SHARP.
Meu avô materno era cirurgião dentista, tendo se especializado em ortodontia pela faculdade da Filadélfia e sendo um dos pioneiros a exercer esta especialização no Brasil.
Casou-se com Maria Sylvandira Acioly Pastor, que depois de casada passou a chamar-se Maria Sylvandira Pastor Da Costa Ramos Sharp com quem teve 2 filhos: Mary Pastor Da Costa Ramos Sharp (minha mãe) e Raymundo Victor Da Costa Ramos Sharp (meu tio).
Meu avô Gastão era paulista de nascimento filho de Antônio Da Costa Ramos, juiz de direito e Elvira Joppert Da Costa Ramos.
Minha avó Maria Sylvandira era cearense de uma família numerosa filha de Eduardo Pastor e Elvira Acioly Pastor."
INÍCIO:
ROMEU GIBSON, nascido em Olinda - PE, em 30 de abril de 1892; e falecido no Rio de Janeiro, em 09 de dezembro de 1964;
JULIETA DA ROCHA FARIA, nascida em Palmares – PE, em 26 de setembro de 1891 e falecida no Rio de Janeiro, em 25 de dezembro de 1986;
1ª geração:
1 Frank Gibson,
2 Carlos Gibson, que faleceu infante;
FRANK GIBSON, médico, nascido em 02.fevereiro.1918, em Olinda – PE. Falecido em 24 de setembro de 1984. Casou em 21 de setembro de 1942 com
MARY COSTA RAMOS SHARP, nascida em 20.agosto.1920 no Rio de Janeiro;
2ª geração:
1.1 Fred Sharp Gibson, médico, nascido em 13.junho.1943 no Rio de Janeiro;
1.2 Glory Sharp Gibson, gêmea, nascida em 19.julho.1946 no Rio de Janeiro;
1.3 Grace Sharp Gibson, gêmea, nascida em 19.julho.1946 no Rio de Janeiro;
1.1 FRED SHARP GIBSON, casou em 31 de outubro de 1970 com
ELIZABETH LEMOS GIBSON, do lar, nascida em .....
3ª geração:
1.1.1 Susan Lemos Gibson, nascida em 06.12.1972 - RJ;
1.1.2 Karen Lemos Gibson, nascida em 27.03.1975 - RJ;
1.1.3 Ian Lemos Gibson, nascido em 12.03.1977 - RJ;
1.2 GLORY GIBSON DE MENEZES LYRA, psicóloga, casou em 27 de maio de 1967 com
RÔMULO CHAVES DE MENEZES LYRA, economista e médico, 16.maio.1942 - RJ;
3ª geração:
1.2.1 Rogério Gibson de Menezes Lyra, nascido em 26.junho.1970, no RJ;
1.2.2 Ronald Gibson de Menezes Lyra, nascido em 17.agosto.1973, no RJ;
1.2.3 Vivian Gibson de Menezes Lyra, nascida em 23.julho.1975, no RJ;
1.3 GRACE GIBSON DA ROCHA FERREIRA, advogada, funcionária do TRT – 1ª. Região,
casou em 06 de maio de 1975 com
MAURO FIGUEIREDO DA ROCHA FERREIRA, cirurgião dentista,
nascido em 13.fevereiro.43, no Rio de Janeiro;
3ª geração:
1.3.1 Mitzi Gibson da Rocha Ferreira, nascida em 05.outubro.1966, no RJ;
1.3.2 Marcelo Gibson da Rocha Ferreira, nascido em 17.agosto.1969, no RJ;
1.1.1 SUSAN LEMOS GIBSON
1.1.3 IAN LEMOS GIBSON,
4ª. geração:
1.1.3.1 Miguel de Freitas Gibson, nascido no Rio de Janeiro, em ....
1.2.1 ROGÉRIO GIBSON DE MENEZES LYRA, advogado, casou em com
ELISANGELA FIGUEIREDO, advogada, nascida em 21.maio.1972, Rio das Flores - RJ
4ª geração:
1.2.1.1 Luana Figueiredo Gibson Lyra, nascida em 03.mai.2003 – RJ;
1.2.2 RONALD GIBSON DE MENEZES LYRA, cirurgião dentista, casou com
RENATA AMARAL LYRA, atuária, nascida em 23.abr.1989
4ª geração:
1.2.2.1 Thiago Amaral Gibson Lyra, nascido em 10.setembro.2010 – RJ;
1.2.2.2 Júlia Amaral Gibson Lyra, nascido em 28.setembro.2015 – RJ;
1.2.3 VIVIAN GIBSON DE MENEZES LYRA, turismóloga, casou em 09 de março de 2002 com
RICARDO RIEKE, nascido em 22 de maio de ???
4ª geração:
1.2.3.1 Rafael Gibson Lyra Rieke, nascido em 12.janeiro.2006 – RJ;
1.3.1 MITZI GIBSON DA ROCHA FERREIRA, médica, casou com
ZIADIR FRANCISCO COUTINHO, nascido em 04.mar.1954 em Cuiabá - MS;
4ª geração:
1.3.1.1 Luan Francisco Gibson Coutinho, nascida em 30.mai.2005 – RJ;
1.3.2 MARCELO GIBSON DA ROCHA FERREIRA, cineasta, casou com
MARIANA SOARES LEITE, nascida em 16 de agosto de 1980, em Recife - PE, filha do dentista Luis Carlos Leite e da médica Eliane Maria Soares Leite;
Frank Gibson (álbum Clóvis Ramos)
Romeu Gibson, Bahia 1928 - foto oferecida a Arnaldo
Mary e Raimundo Victor Sharp
Os irmãos: Fred, Glory e Grace Sharp Gibson
Romeu e Julieta Gibson - Veneza, 1935
foto oferecida a Maria da Guia (afilhada)
Gastão Renato da Costa Ramos Sharp
Maria Sylvandira da Costa Ramos Sharp
Ao centro, sentados: Julieta e Romeu Gibson. Mary Sharp Gibson, sentada, à direita da foto, junto a Romeu. Atras dos pais, de pé, o filho Frank tendo ao lado as gemeas Glory e Grace. Fred, de pé, atras da mãe, Mary. No canto esquerdo da foto, o irmão de Mary - Raimundo Victor com a mãe - Maria Sylvandira, sentada á sua frente
Raimundo Victor Costa Ramos Sharp
Comunicado de nascimento das gemeas
Romeu Gibson
Romeu e Julieta Gibson - Europa 1938
Romeu e Julieta Gibson - Europa 1938
Nossos agradecimentos a Mary, a Grace e a Ronald pelas fotos e informações prestadas. Ao primo Clovis Ramos (familia Xavier) pela foto de Frank infante. Gostariamos também de postar fotos da gerações mais recentes.
Quem nos ajuda?
Caso você queira contribuir com nosso trabalho, com outras informações, fotos ou documentos que possam enriquecer esta postagem, pedimos que entre em contato com gustavogibson@gmail.com Todos agradecemos